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Tunning do Microtonner 19' by Mario Buckup

postado em 9 de mai de 2013 07:29 por Pedro Quezada   [ 9 de mai de 2013 07:37 atualizado‎(s)‎ ]
Não existe um "Tuning Guide" para o Micro 19, mas te passo algumas dicas:

1 - todos os barcos do Nestro Voelker, que também projetou o Micro 19 não gostam muito de mastro muito caido para trás. Regule-o com leve caimento.

2 - os stays altos devem estar bem caçados; os baixos/diagonais menos.

3 - as cruzetas devem estar horizontais ou um pouco acima.

4 - o ponto da escota da buja deve estar no ponto de modo que a escota, quando caçada para orça aponte para o centro da testa.

5 - voce deve caçar a buja no contravento até que a continuação da valuma da buja aponte para o centro da cruzeta, vendo de baixo para cima.

6 - no contravento a retranca deve ficar na linha de centro do barco enquanto voce o aguenta em pé (vento médio). Se o vento aumentar vá abrindo o traveller.

7 - a tala superior deve ficar paralela a retranca olhando de baixo. Só a "lãzinha" da tala superior deve estolar. As outras, mais abaixo devem voar livremente.

8 - no balão, hoje em dia com os barcos muito largos, no vento em popa puro voce pode velejar sem pau de SPI só controlando para que o balão fique bem aberto e longe do barco.

Em regata, isto facilita muito os "Jibes" (virada em roda)

Nos traveses com balão o pau de SPi é imprescindivel mais baixo em vento fraco e mais alto em vento forte.

9 - no popa, não esqueça de soltar a esteira, baixar a buja ou genoa e soltar estai de popa.

10- no popa, em vento fraco mova sua tripula para frente para descolar a popa da agua. O inverso no ventão.

11 - Boa velejada!!!

Sem mais, no aguardo de notícias suas,

Bons ventos e abraço!

MÁRIO BUCKUP (buckup@netpoint.com.br)
Cel.: + 55 11 9 9114-4572