Notícias‎ > ‎

O medalhista olímpico Lars Grael em episódio inédito da série Heroes da BBC Brasil

postado em 4 de ago de 2016 05:35 por Pedro Quezada   [ 4 de ago de 2016 05:52 atualizado‎(s)‎ ]
Heroes, série da BBC Brasil na cobertura global da BBC sobre as Olimpíadas
2016, apresenta o projeto criado pelos medalhistas Lars Grael (foto) e Torben Grael

Assista ao vídeo em: http://www.bbc.com/portuguese/geral-36951880

A BBC Brasil estreia nesta semana o episódio de Heroes (Heróis) com o medalhista olímpico Lars Grael. O velejador, que conquistou duas medalhas de bronze (nas Olimpíadas de Seul 1988 e em Atlanta 1996) conta como superou o acidente que o tirou das competições com o Projeto Grael, escola pública de vela na cidade de Niterói, ao lado do Rio de Janeiro.

Heroes é uma série original de vídeo da BBC Brasil, produzida para o serviço de notícias internacionais da BBC sobre osJogos Olímpicos Rio 2016.  Os episódios podem ser assistidos no site bbcbrasil.com, no Facebook e no canal de YouTube da BBC Brasil. A partir de 6 de agosto, a série será exibida no BBC World News – canal de TV de notícias internacional da BBC – presente no Brasil e outros países.

Heroes apresenta incríveis trajetórias de cinco brasileiros que superaram grandes obstáculos por meio do esporte e que, agora, usam a atividade física para mudar vidas no Brasil. Sebastião Oliveira, o homem que transformou uma favela carioca em potência do badminton, foi personagem do primeiro programa. A trajetória de Neide Silva, moradora da periferia de São Paulo, que modifica vidas por meio da corrida, está no segundo programa da série. O projeto Social Skate, de Sandro Testinha, com jovens em situação de risco em São Paulo, é o tema do terceiro episódio. O quarto episódio de Heroes é focado no projeto social de golfe, em Japeri, do ex-caddie Jair Medeiros e da jogadora Vicky White.

Com 17 medalhas Olímpicas na vela, o Brasil é destaque neste esporte

Depois de dois bronzes olímpicos, Lars Grael preparava-se para buscar uma medalha nas Olimpíadas de Sidney (2000) quando foi atropelado por um piloto de lancha, em 1998, e perdeu uma de suas pernas. Para buscar um novo rumo em sua carreira, o atleta dedicou-se ao Projeto Grael, uma iniciativa lançada com o irmão Torben, em agosto de 1998, um mês antes do acidente. “Eu já tinha consciência que nunca mais seria um velejador olímpico”, afirma. “Esta causa representou uma orientação, um norte da minha bússola”.

Instalado em Niterói, cidade que é berço do iatismo, o Projeto Grael oferece a jovens de baixa renda aulas de iatismo, cursos profissionalizantes, educação ambiental e outras práticas esportivas. 14.500 jovens já participaram da iniciativa. Para os irmãos Grael, o projeto foi uma maneira de formar novas gerações para o esporte praticado por sua família desde que o avô chegou ao Brasil, vindo da Dinamarca, em 1924. “A vela é o esporte que deu ao Brasil o maior saldo de medalhas olímpicas, mas sempre foi visto como um esporte de elite", diz Lars.

Samuel Gonçalves é um exemplo de sucesso do projeto. Quando ficou órfão de pai, a mãe acreditou que as aulas de vela seriam uma maneira de mantê-lo seguro. “Para chegar ao projeto, eu precisava pegar um ou até dois ônibus”, lembra o jovem. “Eu não tinha dinheiro para pagar a passagem, mas consegui fazer amizade com os motoristas”. Hoje, Samuel é o parceiro de Lars nas competições, e juntos conquistaram, em 2015, o Mundial da Classe Star, categoria que foi excluída do iatismo olímpico em 2016. “Velejar com o Lars é uma coisa especifica, muito especial, porque ele tem a dificuldade de quem não tem uma das pernas. Esta adaptação é um exemplo de vida para as pessoas”, afirma Samuel.

Cobertura bilíngue durante todo evento

A BBC Brasil levará ao mundo duas séries originais de vídeo produzidas para o serviço de notícias internacionais da BBCsobre os Jogos Olímpicos Rio 2016. As séries Hidden Rio (Rio Escondido) Heroes (Heróis) serão exibidas no BBC World News – canal de TV de notícias internacional da BBC – e também por meio do serviço de notícias BBC World Service (canal de TV, facebook e canal do YouTube), em português, inglês e outros idiomas.

Além das séries especiais, os jornalistas da BBC Brasil, no Rio, farão cobertura bilíngue para o público brasileiro e para o serviço internacional de notícias da BBC revelando histórias exclusivas sobre o impacto dos jogos na cidade.

A Diretora de Redação da BBC BrasilSilvia Salek, comenta: “Nosso objetivo tem sido produzir conteúdo interessante não apenas para brasileiros, mas também para uma audiência mundial. Para o público estrangeiro, oferecemos uma narrativa aprofundada do que significa, para o Brasil, receber os jogos, destacando dilemas e controvérsias, mas também histórias inspiradoras de brasileiros que vêm, de forma anônima, ajudando a mudar o país. São temas de apelo universal que também atraem nossa audiência no próprio Brasil”.

BBC Brasil oferece conteúdo multimídia em seu website bbcbrasil.com e também é fonte de notícias para os portais  UOL, MSN Brasil, IG, Terra, G1 e Folha. Os novos aplicativos da BBC Brasil estão disponíveis para os usuários de Android, iPhone e iPod touch, assim como para aparelhos da Série 40 da Nokia. A BBC Brasil é parte da BBC World Service.

Para mais informações, por favor, entre em contato com:
Cris Brito cel: 11 9 9181 3691 
cris.brito@crisbrito.com.br 
Cláudia Hataro cel: 21 9 9299 1593
claudia.hataro@crisbrito.com.br 
São Paulo: (11)3796-6087 / 2679 3984/ 4063-8816
Rio de Janeiro: (21) 2705 0664

Notas aos Editores:
BBC World Service oferece conteúdo de notícias ao redor do mundo no rádio, TV e plataforma digital, alcançando uma audiência semanal de 246 milhões. Como parte da BBC World Service, o BBC Learning English ensina a língua inglesa para audiências globais. O BBC World Service Group opera pelo mundo todo em 30 idiomas, no rádio, TV e nas plataformas digitais. A BBC atrai semanalmente uma audiência global de 320 milhões de pessoas para seus serviços internacionais de notícias, incluindo a BBC World Service, o canal de televisão BBC World News e o site bbc.com/news