Notícias‎ > ‎

Taça Almirante Tamandaré 2014 - YCSA 29 e 30 MAR/14 (c/Resultados)

postado em 27 de mar de 2014 14:58 por Pedro Quezada   [ 10 de abr de 2014 07:47 atualizado‎(s)‎ ]

YCSA e EVI dominam a Taça Almirante Tamandaré!

José Godinho, da Escola de Vela de Ilhabela, venceu na Optimist enquanto a dupla Eric Belda e Rodrigo Dabus, do YCSA, faturou o título na 420.
Além de compor a maioria da flotilha que disputou a Taça Almirante Tamandaré nas classes Optimist e 420, os atletas da vela jovem do Yacht Club Santo Amaro (YCSA) demonstraram eficiência técnica ao fazer o pódio completo na 420 e conquistar o segundo e o terceiro lugar na Optimist, que teve vitória de José Godinho, da Flotilha Borrachudo, da Escola de Vela de Ilhabela (EVI). 
 
O representante do litoral norte dominou as regatas de sábado (29/03) e domingo (30/03) na Represa Guarapiranga, com dois primeiros e um segundo lugar, perdendo apenas quatro pontos no campeonato. Thomas Roth e Martin Chao, ambos do Audi YCSA Sailing Team, completaram o pódio da Optimist com 12 e 15 pontos perdidos, respectivamente. 
 
"É mais difícil enxergar as rajadas na represa do que no Canal de São Sebastião, onde treinamos. O vento aqui é muito variado, mas mesmo assim eu consegui ver o melhor lado da raia e por isso venci.", justificou o campeão Godinho, habituado a treinar no Saco da Capela, em frente à sede da EVI, após conquistar seu primeiro título em uma competição de nível estadual. Aos 14 anos, o velejador caiçara ainda não definiu se irá para a 420 ou Snipe, quando chegar o momento de mudar de classe. 
 
Também não faltou emoção para a família Chao, com o primeiro pódio de Martin em um torneio válido pelo ranking paulista. "Consegui largar bem em duas regatas, manter as primeiras colocações e marcar o resto da flotilha. Percebo que estou evoluindo com meus treinos e com os técnicos do Audi YCSA Sailing Team.", comemorou o velejador de 14 anos. "Sou um ‘Optpai’, não perco uma regata. Estou sempre ao lado para apoiar.", enfatizou Marcelo, com um sorriso eufórico e a câmera na mão para registar todos os momentos da cerimônia de premiação após o bom desempenho do filho.
 
Domínio na Classe 420 - A flotilha de 420 do Audi YCSA Sailing Team teve presença maciça na Taça Almirante Tamandaré. Eric Belda e Rodrigo Dabus, que já haviam vencido a Taça Flotilha da Garoa, ratificaram o primeiro lugar, com cinco pontos perdidos, apenas dois a menos do que Antônio Aranha e Stephan Kunath. A dupla Martin Lowy e Alexander Essle ficou em terceiro. Correndo junto com os homens, Helena de Marchi e Elisa von Fritsch formaram a primeira dupla feminina e ficaram com o quarto lugar, à frente de Giuliana Tozzi e Marina Arndt. 
 
"Foi um ótimo teste. Não de velocidade, mas na parte tática porque o vento estava fraco. Não estávamos com as velas novas, mas temos treinado mais do que nossos adversários, que são muito bons e não nos permitem errar.", analisou Eric, que obteve um primeiro e dois segundos lugares ao lado de Rodrigo, com quem veleja há mais de dois anos. 
 
A dupla Giuliana Tozzi e Marina Arndt, classificada para o Mundial da Juventude após vencer a 420 na seletiva de Florianópolis,, quer aproveitar todas as oportunidades que aparecerem para competir e treinar. "Vamos mesclar os treinos na represa e em Ilhabela, onde o vento é mais forte e as condições mais parecidas com Tavira (POR), onde vamos disputar o Mundial, em julho.", afirmou Giuliana. 
 
Marina costumava velejar de Hobie Cat com o pai, Bernardo Arndt, o Baby, técnico da classe 420 na Audi YCSA Sailing Team. "Apesar de algumas broncas, aprendi bastante velejando com meu pai, mas é bem mais divertido velejar com gente da minha idade.", revelou a sorridente velejadora de apenas 12 anos e que irá para sua primeira competição internacional. 
 
Baby está otimista com os resultados já obtidos pelo recém-criado Audi YCSA Sailing Team. "Está ficando cada vez mais fácil de trabalhar com esses meninos e meninas. Trouxeram uma boa base da Optimist e mostram uma geração promissora. O 420 é uma barco-escola que oferece um ótimo aprendizado para as regulagens da vela, que pode ser levado para qualquer outra classe.", avaliou o técnico Baby, orgulhoso de sua equipe. 
 
A Taça Almirante Tamandaré, homenagem ao patrono da Marinha do Brasil, teve apenas três das seis regatas previstas devido ao vento rondado no primeiro dia e à tempestade que caiu sobre a represa no dia seguinte. A Optimist reuniu 45 barcos, enquanto a 420 levou dez duplas para a raia. A premiação foi entregue pelo tenente Schiavon, do 8º Distrito Naval. "Eu frequentava a Represa Guarapiranga com meu pai. Foi minha inspiração para entrar na Marinha. Espero que esses meninos adquiram a mesma vocação pelo mar e se tornem grandes velejadores.", desejou o oficial. 


http://ycsa.com.br/userfiles/219254_392360_p1010422.jpg



Este final de semana, dias 29 e 30 de Março, o Yacht Club Santo Amaro será sede da Taça Almirante Tamandaré 2014 das classes Optimist e 420, a ser realizada na raia 1 da Represa Guarapiranga.

As inscrições podem ser feitas online, pelo link: http://ycsa.com.br/evento.php?id=22


Autoridades organizadoras: YCSA, COSP e Classe 420 SP.

Quem foi Almirante Tamandaré?

Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, foi um militar da Marinha do Brasil (Oficial). Na carreira, atingiu o posto de almirante, tendo os seus serviços à pátria sido reconhecidos pelo Império com a concessão do título de marquês de Tamandaré.
Fonte: Wikipedia