Notícias‎ > ‎

Yacht Club Paulista realiza inédito Classic Sailing Festival

postado em 9 de jun de 2016 16:10 por Pedro Quezada   [ 9 de jun de 2016 16:12 atualizado‎(s)‎ ]

fonte: http://share.presskit.com.br/285422/673c877b

Yacht Club Paulista realiza inédito Classic Sailing Festival

Evento em homenagem ao lendário velejador Guga Zarif incluirá o primeiro Campeonato Brasileiro de Clássicos em 18 e 19 de junho na Represa Guarapiranga

 08.06.2016

São Paulo (SP) - A primeira edição do Classic Sailing Festival terá como principal objetivo resgatar a história da vela brasileira e reverenciar seus campeões. Jorge Zarif Neto, o Guga, receberá homenagem especial do Yacht Club Paulista (YCP) em 18 e 19 de junho. O velejador olímpico e de oceano deixou legado relevante aos demais associados do YCP, entre eles, seu filho Jorginho Zarif, mais jovem campeão mundial de Finn e representante brasileiro da classe Finn nos Jogos Rio 2016. 

O Classic Sailing Festival terá ampla programação para o fim de semana, incluindo-se o primeiro Campeonato Brasileiro de Clássicos para Star, Lightning, FD, Pinguim, Finn, Snipe, Sharpie e outras classes. Domingo (19) será disputada a Regata dos Campeões, em homenagem a Guga Zarif, aberta a todas as classes envolvidas, com as participações de Jorginho Zarif e do também associado do YCP e medalhista olímpico, Bruno Prada. São esperados mais de 60 barcos e a entrada será franca. Confira o AR: http://ClassicSailing.ar.RaceFinder.net / Inscrições: www.ClassicSailing.RaceFinder.net

A intenção do Comodoro José Agostini Roxo é de que o YCP possa contribuir de forma efetiva com a evolução da vela nacional e ao mesmo tempo preservar as conquistas históricas de nossos velejadores. "Pretendemos organizar o Classic Sailing Festival para resgatar não apenas a história do YCP, mas dos demais clubes náuticos do Brasil, agrupando-se veleiros monotipos clássicos construídos a partir de 1930. Não há nada melhor do que reunir amigos e relembrar casos de aventuras do passado que rendam boas risadas". 

Hora de tirar o pó - Roxo espera que o evento aproveite o romantismo da vela de décadas passadas para criar um clima de confraternização entre as gerações e motivar o retorno dos clássicos à raia. "No momento em que promovemos uma exposição de embarcações e o Campeonato Brasileiro de Clássicos, incentivamos seus proprietários a ‘tirar o pó’ de seus veleiros e a se dedicar à manutenção adequada, preservando-os por mais algumas décadas, quem sabe", deseja e recomenda o Comodoro do YCP.

"O diretor de Vela do YCP, Alberto Hackerott, ressalta que os dois eventos, Classic Sailing Festival e Regata dos Campeões, serão unificados para atrair públicos da vela de todas as idades. "Queremos impulsionar a vela na Guarapiranga de forma contundente. Acreditamos que muita gente em São Paulo não tem ideia da maravilha de lugar que temos à disposição para velejar, bem mais próximo de nossas casas do que imaginamos. Muitos amigos meus não sabem velejar, mas estarão presentes pela oportunidade de conhecer velejadores olímpicos e apreciar de perto as relíquias clássicas", convida Beto. 

O Classic Sailing Festival tem os apoios de: North Sails, Regatta Náutica, Luiz Náutica, MagicEzy Brasil, Pier 22, Carretas Náuticas Gagliotti, Jornal Almanáutica, Mercedes Benz Classic Car Clube do Brasil, Fevesp - Federação de Vela do Estado de São Paulo e CBVela - Confederação Brasileira de Vela. 

5ª Etapa da Copa YCP - O fim de semana (11 e 12/6) que antecede o Classic Sailing Festival será dedicado à quinta etapa da Copa Yacht Club Paulista, que tem levado de 50 a 60 barcos de várias classes à Represa Guarapiranga. Nove etapas da Copa YCP estão previstas para a temporada de 2016. A cada uma, há sorteio de vários brindes aos velejadores inscritos e no final do ano serão sorteadas velas e lonas novas da North Sails para as três classes que mais levarem barcos à raia ao longo do ano. Somando-se as etapas, mais de 130 barcos correram neste ano. 

"O coordenador da classe mais numerosa após as nove etapas receberá o troféu de posse transitória Joerg Bruder", lembra Beto Hackerott. Até a quarta etapa a liderança pertencia à classe Laser, seguida de perto pela Snipe. Uma das atrações é o velejador olímpico André Fonseca, o Bochecha, líder da classe HPE 25 com o YCP Sailing Team Pajero. Neste sábado (11), antes da primeira largada, prevista para 14h00, será realizada a premiação da última etapa. No domingo, as regatas começam às 13h00. Confira AR e IR : http://CopaYCP.ar.RaceFinder.net/ Inscrições pelo site: www.CopaYCP.RaceFinder.net


Ary Pereira Jr - ary70jr@hotmail.com
MTb: 23.297 / (11) 9 9275-7044

Clique na foto para download

  • Star clássico Luna Blue 
    (Luhan Grolla/YCP)

  • Clássico de madeira na Guarapiranga 
    (Luhan Grolla/YCP)

  • Largada de Laser na Copa YCP 
    (Luhan Grolla/YCP)

  • Trabalho a bordo na Copa YCP 
    (Luhan Grolla/YCP)